Cobardia dos construtores é exasperante!...
Apresentado o novo BMW 5, já deu para perceber que, apesar das novidades (reivindicadas) ao nível do conteúdo, pouco ou nada se altera ao nível da forma.
É mais uma constatação do que uma surpresa. Não esperávamos que uma marca que tem neste modelo uma fonte de rendimentos importante assumisse qualquer tipo de riscos.
Como não acreditamos que a criatividade dos designers tenha entrado em greve, só podemos concluir que a responsabilidade passa pela cobardia dos departamentos de marketing para quem uma imagem que vende não pode ser alterada e deve ser aproveitada até à exaustão, mesmo que na rua seja difícil identificar o "novo" face ao velho.
É pena que a indústria automóvel adopte os mesmos caminhos que foram seguidos pela relojoaria, onde um velho Rolex é igual ao novo Rolex, já que toda a gente os continua a comprar e os velhos continuam a ser vendidos por bom preço.
Quem vê à frente do seu tempo corre este tipo de riscos, mas os burocratas do presente estão livres deste tipo de problemas. Quem faz tudo "by the book" tem o futuro garantido na empresa onde trabalha, apesar de cair no esquecimento quando o futuro chegar.
É por isso que ninguém está interessado em saber quem desenhou o "novo" BMW Serie 5, mesmo que tenha grande curiosidade sobre o seu conteúdo mecânico e tecnológico. E é aí que o novo BMW faz a diferença. Valha-nos isso...